Monte Mor

Privatização da Sabesp: Nunes sanciona à jato “lei” para fugir da Justiça

Informativo PT Alesp                   Sexta-feira, 3 de maio Com 37 votos favoráveis e 17 contra, vereadores da Câmara Municipal de São …

ícone relógio03/05/2024 às 15:13:32- atualizado em  
Privatização da Sabesp: Nunes sanciona à jato “lei” para fugir da Justiça
         Informativo PT Alesp                    Sexta-feira, 3 de maio

Com 37 votos favoráveis e 17 contra, vereadores da Câmara Municipal de São Paulo aprovaram, na noite de quinta-feira (2/5), a chamada desestatização da Sabesp, como prefere dizer o governador paulista, Tarcísio de Freitas, em vez de privatização. Apenas uma hora depois, o prefeito Ricardo Nunes já encaminhava a sanção da Lei.
Sessão marcada por protestos e contestações na Justiça, antes da sessão chegou à Câmara Municipal decisão do TJSP que causou polêmica. A juíza Celina Kiyomi determinou que a votação não poderia ocorrer sem o cumprimento das obrigações judiciais determinadas. Para a oposição (PT e PSOL), tais exigências não foram cumpridas; já a base governista entendia de forma contrária, o que explica a pressa de Nunes em sancionar.
Líder da bancada de vereadores petistas, na Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Senival Moura anunciou recursos judiciais contra a votação. Em discurso no Plenário, observou que “a privatização é uma ambição para o governo e um castigo para a população” e concluiu que: “os desastres das privatizações da energia elétrica (Enel) e serviços funerários na capital causam danos e incômodos irreparáveis às famílias paulistanas”. Leia no PT Nacional.

Refém da privataria

A capital paulista corre o risco de herdar dívida bilionária ao término da concessão de 36 anos. Na CartaCapital.

Secretário de Segurança de Tarcísio, Derrite foi investigado por 16 homicídios

Secretário de Segurança Pública de São Paulo teria participado de ações policiais que resultaram nas mortes. Apesar de investigado, em sete inquéritos, ele nunca foi denunciado. No Brasil247.

TRE-RJ condena Rodrigo Amorim por violência política de gênero contra Benny Briolly

Em um discurso, o deputado ofendeu a vereadora, chamando-a de ‘aberração da natureza’, entre outros impropérios. Na CartaCapital.

Mortos pelas chuvas no RS chegam a 37; ao menos 74 pessoas estão desaparecidas

Segundo a Defesa Civil, as enchentes no Estado já afetaram mais de 350 mil pessoas, que estão sem casa. É prevista também cheia recorde do Rio Guaíba, com danos a Porto Alegre. Na RBA.

Governo Lula decide adiar o ‘Enem dos concursos’ em razão das enchentes no Rio Grande do Sul

A prova, que seria realizada neste domingo (5), ainda não tem uma nova data definida. No Brasil247.

Com as enchentes no RS, Lula volta a alertar para a crise do clima

Alertas sobre os riscos da deterioração ambiental para a vida humana se tornaram marca das participações do presidente em eventos dentro e fora do país. No PT Nacional.

Política Nacional de Saúde do Trabalhador ainda não está totalmente implementada 10 anos depois

No Repórter SUS, veja o que já está em prática e o que fazer em caso de ferimento ou doença por conta do trabalho. No Brasil de Fato.

Nota de repúdio contra a criminosa manifestação do deputado estadual Capitão Telhada contra o ouvidor das Polícias de São Paulo

No último dia 25/4, o deputado Capitão Telhada (PP) em seu discurso no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo utilizou-se de um vídeo público do aniversário do rapper, compositor, empresário e apresentador Mano Brown para caluniar o ouvidor das Polícias do Estado de São Paulo, professor Claudio Silva. No PT Paulista.

AGENDE-SE

PLENÁRIOS E AUDITÓRIOS

57ª Sessão Ordinária
Sexta-feira, 3/5, às 14h, no plenário Juscelino Kubitschek.
Expediente.

58ª Sessão Ordinária
Segunda-feira, 6/5, às 14h, no plenário Juscelino Kubitschek.
Expediente.

I Seminário de Capacitação de Entidades e Coletivos do Estado de São Paulo
Segunda-feira, 6/5, às 14h, no plenário Tiradentes.
Iniciativa: deputado Teonilio Barba.

Pelo Fortalecimento do SUS, da Participação Popular e do Controle Social
Segunda-feira, 6/5, às 15h, no auditório Teotônio Vilela.
Iniciativa: deputado Luiz Claudio Marcolino.

Ato solene  em comemoração ao dia da vitória contra o nazismo
Segunda-feira, 6/5, às 18h, no auditório Paulo Kobayashi.
Iniciativa: deputado Maurici.

Audiência pública: O impacto das ações do governo Tarcísio de Freitas na educação especial inclusiva
Terça-feira, 7/5, às 10h, no auditório Teotônio Vilela.
Iniciativa: deputada Professora Bebel.

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS ORÇAMENTO 2025

DATAHORALOCALREGIÃO
9/mai18hPIRAJU / CÂMARA MUNICIPALRA ITAPEVA
10/mai10hPARDINHO / CÂMARA MUNICIPALRA SOROCABA
10/mai18hSÃO CARLOS / CÂMARA MUNICIPALRA CENTRAL
17/mai10hEMBU GUAÇU / CÂMARA MUNICIPALRM SÃO PAULO
17/mai18hSÃO VICENTE / CÂMARA MUNICIPALRM BAIXADA SANTISTA
23/mai18hSANTA ISABEL / CÂMARA MUNICIPALRM SÃO PAULO
24/mai10hGUARATINGUETÁ / CÂMARA MUNICIPALRM VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE
24/mai18hSÃO SEBASTIÃO / CÂMARA MUNICIPALRM VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE
29/mai15hASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULORM SÃO PAULO

ATOS

ATO 48/2024 – Presidente da Alesp – Disciplina a apresentação, na fase de pauta, de emendas ao PL 302/2024, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2025

EM PAUTA

PLC 20/2024 – Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – Altera a Lei Complementar nº 666, de 26 de novembro de 1991, que autoriza o Poder Executivo a conceder isenção de tarifas de transporte às pessoas portadoras de deficiência e dá outras providências.
Recebe emendas até terça-feira, 7/5.

PLC 23/2024– Governador – Altera a Lei Complementar nº 1.270, de 25 de agosto de 2015 – Lei Orgânica da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. Acresce deveres aos titulares de cargo efetivo de Procurador do Estado e prevê a instituição de licença compensatória, na hipótese de desempenho das atribuições desse cargo em condições de excesso de serviço.)
Em regime de urgência, recebe emendas até terça-feira, 7/5.

PLC 24/2024 – Governador – Altera a Lei Complementar nº 1.270, de 25 de agosto de 2015 – Lei Orgânica da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. (Acresce às atribuições da Procuradoria-Geral do Estado a representação dos agentes públicos do Poder Executivo, no âmbito da administração pública direta e autárquica, exceto das universidades públicas, nas ações judiciais e nos processos administrativos relativos aos atos praticados no exercício regular do cargo, emprego ou função.)
Em regime de urgência, recebe emendas até terça-feira, 7/5.

PL 301/2024 – Governador – Revaloriza os pisos salariais mensais dos trabalhadores que especifica, instituídos pela Lei nº 12.640, de 11 de julho de 2007. (Piso salarial estadual.)
Em regime de urgência, recebe emendas até terça-feira, 7/5.

PL 300/2024 – Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – Dispõe sobre a criação da serventia extrajudicial na Comarca de Cajamar.
Recebe emendas até quinta-feira, 9/5.

PL 302/2024 – Governador – Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2025.
Permanece em pauta, para recebimento de emendas, por 15 sessões.

PROJETOS

PLC 25/2024 – Dep. Tomé Abduch (Republicanos) – Altera o inciso I e o parágrafo único do artigo 1º da Lei Complementar nº 666, de 26 de novembro de 1991, que autoriza o Poder Executivo a conceder isenção de tarifas de transporte às pessoas portadoras de deficiência e dá outras providências.

PL 303/2024 – Dep. Analice Fernandes (PSDB) – Institui o “Dia da Agricultura Irrigada”.

PL 304/2024 – Dep. Lucas Bove (PL) – Proíbe a utilização da palavra carne e seus sinônimos e derivados em embalagens, rótulos e publicidades de alimentos que não contenham carne em sua composição.

PL 305/2024 – Dep. Carlos Giannazi (Psol) – Veda o uso de inteligência artificial como parâmetro de referência e de métrica para o desenvolvimento de material pedagógico, bem como ferramenta de avaliação de desempenho escolar, a ser utilizado pela rede pública de ensino do Estado.

PL 306/2024 – Dep. Marcio Nakashima (PDT) – Declara de utilidade pública a Associação de Valorização e Integração da Comunidade Guarulhos – AVIC, com sede naquele Município.

PL 307/2024 – Dep. Rui Alves (Republicanos) – Institui o “Dia da Conscientização e Respeito ao Direito à Capelania”.

PL 308/2024 – Dep. Felipe Franco (União) – Assegura aos atletas e paratletas o direito ao pagamento de meia-entrada em espetáculos esportivos, culturais, de lazer e nos demais eventos que especifica.

PL 309/2024 – Dep. Maria Lúcia Amary (PSDB) – Institui o “Dia de Conscientização da Hipertensão Pulmonar”.

REQUERIMENTOS

REQUERIMENTO DE COAUTORIA – Dep. Guilherme Cortez (Psol) – Com anuência do autor, deputado Luiz Fernando (PT), solicita providências no sentido de efetivar coautoria no PL 231/2024 que assegura o benefício da meia-entrada para os profissionais das instituições de ensino das redes pública e privada.

REQUERIMENTO DE LICENÇA – Dep. Marina Helou (Rede) – Solicita licença no período de 7/5/2024 a 10/5/2024.

DECRETOS

DECRETO 68.495/2024 Oficializa, sem ônus para os cofres públicos, a condecoração “Medalha Coronel Azarias Silva”, instituída pela Sociedade Veteranos de 1932 – MMDC – Núcleo Cadete Ruytemberg Rocha, e dá providências correlatas

DECRETO 68.496/2024 Altera a classificação institucional da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística nos Sistemas de Administração Financeira e Orçamentária do Estado.

Compartilhe: